No ar livre, as crianças têm acesso ilimitado de recursos naturais para conduzir aprendizagens e brincadeiras. Quando as crianças estão em contacto com estes elementos, estas tornam-se mais criativas, usam o seu espírito crítico para resolver problemas e são mais independentes para conduzir as suas próprias brincadeiras. Estar ao ar livre permite também colocar em prática aprendizagens do currículo escolar, criando uma ligação perfeita entre as disciplinas tradicionais e a natureza.
Por isso em contexto da campanha Brincar Naturalmente, que se realiza já no próximo dia 21 de maio, reunimos um conjunto de atividades para manter as crianças ligados à natureza.
O tema desta semana é a terra. Na terra podes encontrar inúmeras oportunidades de aprendizagem. Ao perceberes as características do solo, poderás compreender como cuidar do ambiente que te rodeia, o impacto da ação humana (e outros elementos erosivos) e a biodiversidade (animais e plantas). E assim, serás apto a praticar várias atividades de preservação.
Esta é a segunda semana de atividades do movimento do Dia de Aulas ao Ar Livre. Os conteúdos da primeira semana foram publicados aqui.
Nota: as atividades propostas são elaboradas por uma equipa com competências de aprendizagem em contexto do ar livre. Para mais informações sobre o Movimento Bloom e a metodologia praticada, por favor, aceda aqui: http://www.movimentobloom.org.pt/pt/.
Descrição: Começa a tua semana ao investigares o teu quintal ou jardim. Nesta atividade vais investigar o tipo de solo do teu quintal, ou jardim perto de casa. É arenoso, argiloso, ou calcário? Tem um odor particular? Que espécies de plantas e animais consegues identificar?
Currículo escolar: Estudo do meio do 1º e 2º ano
Materiais necessários: Sempre que partires para uma aventura não te esqueças dos teus materiais de explorador: Pá, Balde, Lupa, Caderno e Lápis.
Passos: Observa o tipo de solo e descreve com máximo de detalhe possível as suas caraterísticas e biodiversidade que vês. Caso não tenhas acesso a um jardim ou quintal, podes também identificar tipos de solo a partir de imagens que encontres na internet.
Atividade originalmente publicada pelo Movimento Bloom.
Descrição: Sabias que a casca do ovo tem propriedades fertilizantes? Utilizado as cascas podes plantar sementes de girassol ou feijão. O processo é bastante rápido e podes registrar o desenvolvimento da tua planta no teu caderno de explorador!
Currículo escolar: Estudo do meio do 1º e 2º ano
Materiais necessários: Casca de Ovo, Suporte para Ovos, Terra ou adubo, Colher de Pá ou de Jardinagem, Sementes, Tigela, Marcadores
Passos:
1 – Com cuidado quebra a parte de cima do ovo. Atenção: nesta atividade nada se desperdiça! Aproveita a parte do interior do ovo para fazeres uma omelete.
Garante que a casca está limpa por dentro e fora.
2 – Enche cada casca com terra ou adubo e planta as tuas sementes.
Dica: para comparares espécies diferentes, planta diferentes sementinhas e aponta os resultados.
3 – Decora as tuas cascas. Dá-lhes carinhas e nomes.
Atividade originalmente publicada pelo Movimento Bloom.
Descrição: As cozinhas de lama são bem populares na nossa comunidade. Prometemos que poderás colocar em prática os teus dotes de chefe, bem como conhecimentos da matemática e ciência.
As cozinhas de lama têm diferentes tamanhos e estruturas. Dependendo se tens um quintal ou varanda, poderás construir uma pequena estrutura que se adapte ao teu ambiente. Sê criativo e eficiente com os teus recursos!
Materiais necessários: Tachos, Água, Colheres, Baldes, Jarros de Medição, Bules e outros recipientes, Lama, Flores e Folhas, Paus, Formas de Corta Massas, entre outros.
Passos: O melhor da cozinha de lama é a liberdade que tens para criares as tuas próprias brincadeiras, por isso, dá asas à tua imaginação e diz-nos a tua atividade favorita. Se não sabes por onde começar, damos-te uma dica de como fazer um bolo de lama!
1 – Não há limites para o tipo de bolos e biscoitos que podes criar com uma variedade razoável de recursos. Primeiro, junta com lama uma seleção de decorações que incluem: folhas, flores, areia, e conchinhas.
2 – Depois molda o bolo de lama e dá-lhe um nome.
Descrição: A partir de areia, argila, barro e outros elementos naturais constrói sólidos geométricos.
Currículo escolar: Matemática do 1º e 2º ano
Materiais necessários: Vários tipos de solo (Argiloso, Areia, Terra), Barro e Pauzinhos
Passos:
1 – Dependendo da natureza que te rodeia recolhe os vários tipos de solo (terra, areia, arenoso, etc). Não te esqueças de apanhar alguns pauzinhos. Caso não consigas sair à rua, também podes trabalhar com o barro.
2 – Primeiro, trabalha com os vários solos e constrói várias formas geométricas, como por exemplo, pirâmides, esferas e cubos.
3 – Depois de te familarizares com a textura dos vários tipos de solo, com os paus que recolheste faz novas figuras. Desta vez usa o barro ou terra para formares pirâmides, cubos, paralelepípedo, ou outros sólidos geométricos.
Adorávamos ouvir as vossas ideias! Tem desenvolvido atividades com elementos naturais? A sua turma já tem ideias fantásticas para máscaras ou materiais para o Dia de Aulas ao Ar Livre? Partilhe com a nossa equipa através de email ou redes sociais com #BrincarNaturalmente. Ajude-nos a inspirar a nossa comunidade!
E não se esqueçam que o movimento do Dia de Aulas ao Ar Livre celebra-se a 21 de maio. Se ainda não se registraram este ano, por favor, apoiem o movimento ao colocarem a vossa escola ou família no nosso mapa. Também podem partilhar o evento do Facebook com os seus colegas e amigos.
Obrigado por fazer parte do movimento, estamos ansiosos para saber o que vai fazer durante esse dia! Partilha com os seus colegas e amigos para nos ajudar a fazer com que todas as crianças possam sair mais vezes para aprender e brincar 🙂
Obrigado por fazer parte do movimento, estamos ansiosos para saber o que vai fazer durante esse dia! Partilha com os seus colegas e amigos para nos ajudar a fazer com que todas as crianças possam sair mais vezes para aprender e brincar 🙂
Obrigado por se juntar ao movimento, não podemos esperar para ver o que você comete no dia! Compartilhe isso com seus colegas e amigos para nos ajudar a tornar possível a cada criança sair ao ar livre para aprender e brincar todos os dias Confira as guias de recursos para idéias para o dia – e faça a aprendizagem e faça parte de todos os dias!”
OBRIGADO POR APOIAR DIA DE AULAS AO AR LIVRE!
Nós vamos enviar-lhe um boletim em breve. O tempo para jogar é fundamental para cada criança – compartilhe seus momentos conosco marcando #DiadeAulasaoarLivre e faça todos os dias um dia para aprender e jogar ao ar livre!